Dr. Rui Ferriani assume diretoria da FMRP

Publicado em 16/07/2020

O vice-coordenador do INCT, Professor Doutor Rui Alberto Ferriani, é o novo diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). O pesquisador assumiu o cargo de uma das mais importantes faculdades do país, para o mandato de 2020 a 2024.

De acordo com Dr. Rui Ferriani, o plano de gestão da Faculdade leva em consideração a manutenção de parcerias, que serão fundamentais para o crescimento e as interações da FMRP.  “Precisamos assumir o compromisso de devolver à sociedade, além da formação técnica, a formação de cidadãos conscientes, que são a essência de uma sociedade progressista e moderna”, afirma.

O pesquisador também acredita na importância da inclusão e da sustentabilidade. “Não podemos esquecer o respeito aos direitos humanos sem qualquer tipo de discriminação, com promoção de políticas inclusivas, fortalecimento de aspectos éticos formativos e com ações de sustentabilidade ambiental”, comenta. “Vamos difundir conhecimento e prestar contas à sociedade, assim como é feito no INTC Hormônios e Saúde da Mulher, é este estilo que eu quero incluir na Faculdade”, explica.

Histórico na área de reprodução humana

Atualmente, Dr. Rui Ferriani é professor titular da Faculdade, diretor da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana e vice-coordenador do INCT de Hormônios e Saúde da Mulher do CNPq. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reprodução Humana, atuando principalmente em temas como: endometriose, reprodução assistida, contracepção, endocrinologia ginecológica, climatério, infertilidade e menopausa. Antes de assumir a Diretoria da FMRP, foi vice-diretor da unidade.

O especialista acumula ainda no currículo os cargos de professor titular da Universidade de São Paulo, chefe do Setor de Reprodução Humana do DGO desde 1988, editor associado da revista Reproductive Science desde 2015, membro do Reproductive Medicine, Endocrinology and Infertility Committee International Federation of Obstetrics and Gynecology (FIGO) desde 2019, membro do Board – World Endometriosis Society (WES) desde 2017, presidente da Câmara Técnica de Reprodução Assistida do CRM-SP, membro da Câmara Técnica de Reprodução Assistida do CFM e membro do Editorial Board da revista Fertil Steril Open.

O novo diretor da FMRP é também membro efetivo de quatro Sociedades Internacionais e quatro Sociedades Nacionais, e revisor dos principais periódicos na área de Ginecologia e Reprodução Humana.

O especialista é graduado em Medicina pela FMRP, onde também fez mestrado e doutorado, e pós-doutorado pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. É especialista em reprodução assistida e chefe do setor de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da FMRP. Antes de assumir a diretoria do centro de ensino e pesquisa, Dr. Rui foi vice-diretor da unidade.