Endofeminina 2022

Postado em 12/04/2022

Promovida pela Unidade de Endocrinologia Ginecológica e pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (RS), a 18ª edição do Encontro de Endocrinologia Feminina ocorreu nos dias 25 e 26 de março. O evento foi presidido pela coordenadora geral do INCT Hormona, Dra. Poli Mara Spritzer, e, pela segunda vez, foi realizado no formato 100% virtual, devido a pandemia de Covid -19. Ao todo, 302 pessoas se inscreveram no evento, entre brasileiros e profissionais de saúde de fora do país.

Logo na Sessão de Abertura, a Dra. Poli Mara agradeceu a participação de todos que tornaram possível a realização do Encontro, que este ano alcançou a maioridade. “São 18 anos quase ininterruptos, já que não tivemos o evento em 2020, e temos sempre levado Endofeminina com resultados muito bons, com importantes apoios, entre eles o do INCT Hormona”, disse. A especialista ainda agradeceu a contribuição de todos os palestrantes e moderadores, que nas sucessivas edições do evento, “garantiram o clima fraterno nos debates sobre os temas relacionados aos hormônios e a saúde da mulher”.

No total, foram mais de 20 horas de uma programação científica que abordou temas como menopausa e terapia hormonal, contracepção, manejo da infertilidade, impacto das mudanças de estilo de vida, transgeneridade, osteoporose e  impactos da covid, entre outros. As palestras foram gravadas previamente e exibidas no horário programado, seguidas por sessões de perguntas e respostas transmitidas ao vivo, o que permitiu aos participantes esclarecerem dúvidas em tempo real.

O destaque do Endofeminina 2022 foi a internacionalização do evento, que incluiu duas atividades realizadas em parceria com importantes sociedades internacionais. Uma delas foi a sessão “Update and perspectives in PCOS”, que teve à frente a Androgen Excess and PCOS Society – AEPCOS Soc. Em seguida, a Asociación Latinoamericana de Endocrinologia Ginecológica – ALEG – comandou o Simpósio “Impacto del covid-19 sobre la salud feminina”.

O evento foi encerrado com a já tradicional premiação dos três melhores trabalhos apresentados no evento.

Todas as apresentações foram gravadas e estão disponíveis até o final do mês de maio para serem assistidas pelos inscritos na plataforma: endofeminina.com.br. Quem perdeu o prazo de inscrição e não pôde acompanhar a programação em tempo real, poderá se cadastrar para ter acesso a todo o material gravado. Os detalhes da programação e inscrição estão disponíveis na plataforma.