Endofeminina Online 2021

Postado em 03/05/2021

Após diversas reuniões ao longo de 2020, a organização do Endofeminina optou por fazer um congresso totalmente virtual. O objetivo, segundo a Dra. Poli Mara Spritzer, presidente do evento, foi encontrar a melhor solução para realizar uma atividade científica importante, sem colocar em risco a saúde de todos os participantes, e, ao mesmo tempo, mantendo a qualidade da programação.

A decisão foi tomada após avaliação dos vários formatos usados nos novos eventos online, ocorridos em todo o mundo. A data também foi definida: 11 e 12 de junho de 2021. A Dra. Poli Mara, é também coordenadora geral do INCT Hormona.

Convidados Internacionais

A programação foi definida e, segundo a Comissão Científica, tem como prioridade abordar o que há de mais recente na área da Endocrinologia Feminina, com palestrantes de renome nos cenários nacional e internacional.

Um dos destaques internacionais é a Dra.  Anne Gompel – da Université Paris-Descartes (França), que vai apresentar os temas “Hormônios e câncer de mama – Estado da arte” e “Contracepção em sobreviventes de câncer de mama/ginecológico”.

Já a Dra. Selva Lima (Uruguai) abordará o tópico “Dismenorreia: quando suspeitar de causas orgânicas”.

O tema “Maternidade em idade avançada. Quais os riscos? Resultados perinatais” será apresentado pela Dra. Alejandra Elisalde Cremonte (Argentina).

Na programação estão incluídos os seguintes simpósios:

  • Atualização em climatério e terapia hormonal
  • Efetividade, segurança e perspectivas no uso de hormônios em mulheres adultas
  • Temas atuais em endopediatria e adolescência
  • Desafios em contracepção
  • Tratamento da deficiência em 21-hidroxilase e Síndrome dos Ovários Policísticos: evidências atuais e perspectivas
  • Doenças endócrinas na gestação
  • Estresse, reprodução e função sexual
  • Atualização em Osteoporose e Sarcopenia
  • Desafios em Transgeneridade

Estão confirmadas também a participação do presidente da SBEM Nacional, Dr. Cesar Boguszewski; do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia, Dr. Alexandre Hohl; e o Luis Bahamondes (SP), Fernando Reis (MG) e Rui Ferriani (SP),  membros da diretoria do INCT.

Segundo a organização, os trabalhos científicos ficarão disponíveis para visualização durante todo o evento. Os resumos podem ser submetidos até o dia 15 de maio. Todas as palestras serão gravadas e ficarão disponíveis para os inscritos por um período de 30 dias.

A programação completa e mais detalhes do Endofeminina podem ser conferidos no site: endofeminina.com.br