Endofeminina 2023 e o debate sobre a saúde da mulher

Postado em 03/02/2023

Hora de se programar para participar da décima nona edição do Encontro de Endocrinologia Feminina, o Endofeminina, um momento de debates científicos, envolvendo todas as áreas que envolvem os hormônios da mulher.

A edição deste ano será híbrida, que se mostrou como uma excelente alternativa para ampliar o debate e a participação de profissionais de saúde de diversas partes do país, caso não tenham a possibilidade de estarem em Porto Alegre, no Hotel Plaza São Rafael. Os inscritos também poderão rever o conteúdo durante um mês, após o encerramento do evento.

A programação científica foi distribuída em dois dias inteiros, a partir das 8h30. São quase 30 palestrantes, que irão abordar as diversas fases da mulher e os impactos hormonais no organismo. Entre os convidados, o Endofeminina vai contar com quatro participações internacionais: Dras. Alejandra Elisalde Cremonte, Mabel Martino e Doris Rodrigiez Vidal, da Argentina e Milagros Sánchez Torrejón, Peru.

As principais atualizações na área de climatério, terapia hormonal na menopausa, contracepção, endometriose, sexualidade, ovários policísticos, hiperplasia adrenal congênita, disruptores endócrinos, envelhecimento, osteoporose e transgeneridade estão na programação, já na íntegra no site do evento.

Ao final do primeiro dia, a Dra. Poli Mara Spritzer fará uma homenagem ao Dr. Marcello Bronstein, endocrinologista e ex-editor-chefe dos Archives of Endocrinology and Metabolism, que faleceu no fim do ano passado. Ele foi palestrante na maioria das edições do Endofeminina desde 2006 e receberá o reconhecimento por toda a contribuição ao evento. A Dra. Poli trará as memórias destes momentos e será, com certeza, um momento de muita emoção para todos. Na sequência, a Dra. Andrea Glezer fará a palestra sobre Hiperprolactinemia nas diferentes etapas da vida da mulher.

Inscrições e Prazos

Até o dia 10 de março é possível enviar trabalhos científicos e as orientações estão disponíveis no www.endofeminina.com.br .

O Endofeminina 2023 é realizado pela Unidade de Endocrinologia Ginecológica do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS) e tem apoio de diversas entidades como o INCT Hormona, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Rio Grande do Sul, FAPERGS, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Associação Latino-Americana de Endocrinologia Ginecológica.